domingo, 27 de abril de 2014

Eu não acredito em espíritos, mas ...


Circunstância: cerca das 19:00 horas do dia 14 de Abril, plena Semana Santa, Plaza de Armas de Arequipa, Perú, passeio fronteiro å catedral. Pela rua que circunda a praça avança em passo cadenciado uma procissão com os seus andores, os círios, os encapuçados na boa tradição hispânica e os fiéis segurando velas acesas que tremeluzem na noite. Eu assisto de pé na beira do passeio central, no meio da pequena multidão que acompanha o cortejo. 

De repente, um homem humilde, de  meia idade e olhar limpo, pára ao meu lado e diz-me a meia voz: "Arquiteto, se recuerda de mi ? Estuviemos juntos en la obra depués del temblor de 2001, en que reconstruímos la torre de la catedral". E apontou para a torre do lado direito, cenicamente iluminada na noite escura. Lá lhe expliquei que não sou peruano, que devia ser um equívoco. Ele olhou com ar interrogativo mas o meu sotaque deve-o ter convencido. Passado um curto instante avançou e desapareceu na multidão. O que eu não lhe disse é que sou arquitecto.

Escrito por Vitor




Sem comentários:

Enviar um comentário