sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comidas e bebidas

Um ponto alto de qualquer viagem é a gastronomia. Que aqui também está a ser, tanto mais que um de nós não salta refeições nem admite sanduíches e picnics. Para quem está de dieta é duro e as prevaricações têm tido alguma frequência. Ele é bife de chorizo e de lomo e cordero patagónico. Mais para a costa, centolla e rabas fritas (chocos). Marcou-me especialmente um molho vermelho, agridoce, de bagas de calafate (um arbusto espinhudo) temperando um cordeiro delicioso que foi acompanhado por uma cerveja artesanal, de sabor ligeiramente frutado.
Todos os restaurantes e cafés são simpáticos: em Puerto Madryn, em Ushuaia e agora, aqui, em El Calafate. E até se ganham hábitos: em Ushuaia o café é no El Griego, em El Calafate no Casablanca.
Ah, e os vinhos! Esta parte é trabalho. Trata-se de uma amostragem de rolhas. Resultado preliminar: sempre de óptima qualidade, sem dúvida de origem portuguesa, embora uma vez tivéssemos uma de plástico. Em termos de castas, as nossas preferências têm ido para a Malbec embora a combinação de hoje, Malbec-Merlot tenha sido também apreciada, como se vê pelo registo à porta do “La vaca atada”.
Será que as caminhadas vão equilibrar os desvarios gastronómicos?
El Calafate, Hotel Tehuel, 21-01-2010
HP

6 comentários:

  1. A avaliar pelas caras e conhecendo as peças, deve estar a ser giro...
    Saudades, Cristina

    ResponderEliminar
  2. Que bem sabem, a quem está aqui, essas sensações longínquas...continuação de boas aventuras!
    bjs, PF

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos Confrades da Sociedade Gerontológica, Cultural e Gastronómica de Telheiras (Portugal, Europa):
    Na qualidade da Direcção nunca eleita ( porque estamos fartos de eleições até aos tin-tins!)sinto-me obrigado a tecer jubilosos comentários sobre as boas-novas recebidas de terras do sul tão longínquas deste nosso rectangulosinho, pequenino em tamanho, mas enorme em história e feitos grandiosos (deixem-me descansar um pouquinho que esta tirada deixou-me exausto...).
    Relativamente à vertente gerontológica, apenas referir a minha espectattiva que temham sabido aproveitar e gozar bem todo este tempo em que temos estado apartados uns dos outros, já que, penso não me enganar muito se supuser que as horas no hemisfério sul têm os mesmos 60 minutos que no hemisfério norte e por consequência todos nós ficámos um pouco mais velhos, oops!, queria dizer experientes, neste período decorrido.
    Em termos culturais não posso deixar de enaltecer a eloqùência e, especialmente, a elegância das prosas enviadas que nos fazem antever uma publicação posterior que de tão sublime ultrapassará seguramente os magníficos relatos de anteriores expedições!
    Acresce a expectativa excruciante transmitida pelas raras fotos que nos desafiam para o deleite antecipado duma profusão de inúmeras e incontáveis imagens, como é timbre de tão ilustres representantes desta digníssima agremiação (em palavras mais cristãs, que inveja...)
    Finalmente, the last but not the least a magnífica vertente gastronómica, da qual tivémos algum vislumbre na crónica de 22 de Janeiro do ano da graça de 2010.
    Os menos afortunados membros da acima citada agremiação, confiam plenamente que os ousados e distintos membros de tão denodada expedição recolham religiosamente todos os inspirados ensinamentos que permitem atingir o mais extasiado deleite que o palato dos pobres mortais pode atingir, com as vitualhas que vós próprios tiveram o privilégio de usufruir.
    A prosa já vai longa e as saudades são muitas. Gozem muito e voltem depressa para podermos passar serões inesquecíveis de vivências experimentadas por uns e sonhadas, qual realidade, pelos que escutarão deliciados.
    Um grande abraço para todos deste louco que se assina Zé.
    PS: a responsável é uma garrafa de Quinta do Couquinho (para dois, ou melhor um e meio), ao jantar no Sessenta. Bjs, CBF

    ResponderEliminar
  4. Portanto esta cena da vaca, foi depois de terem experimentado o malbec-merlot, certo? Que saudades de El Calafate... Bjs. Cristina Garção

    ResponderEliminar
  5. Porque será que este é o post mais comentado?!... Pelo ar de visível boa disposição lida nos vossos rostos presumo que foram fotografados após um(s) Malbec-Merlot e um bifazo à maneira. Meninas, deixem as comidas de "pita" para quando cá chegarem e evitem à letra as rabujiçes do Pedro quanto às ementas. ELE É QUE SABE! Slow-food is beautiful. Comi em tempos uma compota de bagas de calafate que achei deliciosa. Dizem-me que também há um licor, mas esse não conheço. Pena minha! Continuem em boa diversão. Muita!

    ResponderEliminar
  6. Ah não é nada justo estar a ler esta descrição de iguarias gastronómicas e continuar aqui de dieta forçada :)A descrição do molho vermelho e da cerveja acabou comigo:) Muitos beijinhos e continuação de boa viagem!

    Knapic

    ResponderEliminar