segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Buenos Aires

Buenos Aires recebeu-nos com tempo tropical, 300 e quase 90% de humidade, o que não impediu a primeira caminhada pela cidade.
A Av. Florida, pedonal, começava a animar-se pelas 10 da manhã embora, pelo menos a essa hora, muitas lojas estejam fechadas, algumas por todo o dia de Domingo.
Florida desemboca na célebre Praça de Maio, do mundo conhecida pelas manifestações das “Mães da Praça de Maio” que perderam os seus filhos no tempo da ditadura. No chão, o seu símbolo – o lenço branco, frente à “Casa Rosada” a sede da Presidência, com protecções delimitando até onde as manifestantes se podem aproximar, pois todas as semanas as “Mães “ aí marcam a sua presença.



Pelo Paseo de Colon se rumou ao Bairro de San Telmo de ruas estreitas e onde todos os turistas em Buenos Aires se concentram ao Domingo para flanar entre os “hippies” que, imutáveis no tempo, vendem as missangas, penas e outros materiais transformados em adornos. Tudo no chão onde também se espalhavam os “copos” para o mate, os vidros, sei lá que mais. Um mágico tirava da mão vazia o eterno lenço vermelho que, de seguida, fazia desaparecer. Jovens, produzidas, posavam em atitude de tango.



Na esquina o bar “Mi Tio” onde nos refrescámos da verdadeira canícula que está lá fora. Ao lado, uma banda tocava vagamente jazz. O ambiente é animado e fez-nos sentir bem, nesta primeira aproximação a Buenos Aires

3 comentários:

  1. Dá para perceber que a viagem começou bem! :-) Nunca fui a Buenos Aires mas toda a gente diz que é uma cidade fantástica.
    Por aqui está um frio de rachar.... brrrr

    ResponderEliminar
  2. Que saudades de Bs.As. e da simpatia dos porteños!!! Lugar tão afastado, mas onde me senti tão "em casa".

    Desfrutem desse calorzinho invejável. Nós por aqui continuamos com o nosso Inverno a fazer justiça ao nome, hoje com menos frio mas com muita chuva. Só oiço sirenes de bombeiros a passarem na 2ª circular.

    Falta a foto de grupo para compararmos o "antes" e o "depois" dessas aventuras nas vossas faces.

    Não deixem de experimentar o famoso bife chorizo, das vaquinhas que pastam nessas extensas e verdejantes pampas, onde o pasto se perde de vista com a distância...

    ResponderEliminar
  3. Pois por cá vivem-se os maiores desatinos meteorológicos: neve no Porto (ao que consta só não nevou nos distritos de Lisboa, Setúbal e... já não me lembro do outro mas seria lá para o Reino dos Algarves); chuva a entupir tudo quanto é sarjeta e algerozes (também não é difícil); acidentes rodoviários em barda (como, aliás, es costumbre entre nosoutros). Bebam muitos líquidos (não alcoólicos pela manhã, dos outros pela noite)e comprem abanicos para reduzir a canícula. De resto, certamente farão melhor do que eu serei capaz de imaginar! :))

    ResponderEliminar