domingo, 29 de agosto de 2010

Volta à Chapada: Vale do Capão – Fumaça

A Chapada conhece-se caminhando, embora os trajectos de carro - por vezes longos - sejam precisos para fazer as ligações. Os morros que se vêm na paisagem enganam na distância e as trilhas de terra batida são geralmente bem sacudidas.
A trilha Vale do Capão-Fumaça é um bom começo, uma volta de 12 km, A subir são 2 km, eu a resfolegar que nem boi cansado apesar das paragens estratégicas para fotografar, mas na descida é o Vitor a ganir com o joelho. Lá em cima é um planalto ondulado que termina num paredão abrupto por onde despenca a água da Fumaça. Espreita-se deitado na laje, grande feito para quem tem medo de altura!
A vegetação passa de pequenos maciços de mata (talvez no passado tenham sido Mata Atlântica), a cerrado razoavelmente aberto e, lá em cima, a campos rupestres ou campos limpos só com gramíneas. Aprendi algumas plantas. A sempre-viva é uma pequena flor branca em bolinha, singela na ponta de um caule fino, muitas vezes crescendo em tufos, muito apreciada em bouquets de noiva nos EUA, onde pode atingir centenas de dólares. Protegida, claro, como tudo no Parque da Chapada, de onde só podem sair fotos e memórias.
Na volta, banho no Riachinho, bem fresco na entrada. A água é castanha, de óxido de ferro e dos taninos das cascas e folhas, um banho de coca-cola, como diz o Vladimir Bau-Bau, o nosso guia.





1 comentário:

  1. Já tinha comentado este post, mas pelos vistos, não "pegou".

    A foto sobre a Fumaça é daquelas em que se tem medo, mas a vista merece o esforço.

    Lembro-me bem da subida e da descida, cada percurso com suas dificuldades. E da travessia e banho no rio lá em cima, castanho como todos ou quase todos na Chapada, mas onde mesmo assim sabe bem mergulhar e usar do spa natural com hidromassagem de cachoeira.

    ResponderEliminar